Histórico

Durante o IV Congresso Pedagógico Latino Americano no Brasil em 1990, um grupo de professores de educação física sentiu a necessidade de promover encontros específicos das áreas de movimento para aprofundar temas e congregar professores.

Deste impulso nasceu o Congresso Ibero Americano de Movimento que teve sua primeira realização em 1994. Desde então os congressos são realizados a cada dois ou três anos em diversos países da América Latina: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru.
      
O Brasil sempre teve uma grande participação em todos esses congressos e já organizou e realizou dois deles nos anos de 1996 e 2000.  Sempre presentes, professores de educação física e Ginástica Bothmer, mantiveram aceso o desejo da realização de um congresso que reunisse as três áreas de movimento: Ginástica Bothmer, Música e Euritmia.

Com o surgimento de novas escolas e novos profissionais nas instituições brasileiras ligadas ao movimento Waldorf, o desejo de novamente realizar um Congresso no Brasil se tornou evidente, agora com a possibilidade de unir os três impulsos antroposóficos essenciais para criação artística e para a atuação pedagógica no Brasil e no mundo. Assim formou-se um grupo com representantes das três áreas para idealizar e realizar este projeto.


Histórico dos Congressos de Movimento
Em 1990, no IV Congresso Pedagógico Latino Americano no Brasil, um grupo de professores de educação física da vários países como Argentina, Brasil, Chile e Colômbia se reuniram e viram a necessidade de promover encontros específicos de movimento. Deste impulso nasceu o Congresso Iberoamericano de Movimento.


IX Congresso Iberoamericano de Movimento, Buenos Aires – Argentina
“Movimiento, Voluntad y Conciencia en el siglo XXI” De 14 al 20 de julho de 2013





VIII Congresso Iberoamericano de Movimiento, Lima – Peru. "El camino saludable de la actividad física en la escolaridad desde el juego hasta el trabajo" y "La observación del niño". De 10 a 16 de Julho de 2011.

VII Congresso Iberoamericano de Movimiento, Santiago – Chile. "O movimento à luz da Antroposofia" De 13 a 19 de Julho de 2008
VI Congresso Iberoamericano de Movimiento, Cali – Colômbia. "Salutogenese do movimento" Em 2005
V Congresso Iberoamericano de Movimento, Cidade do México - México."O impulso da vontade através do movimento com sentido" Em 2002

IV Congresso Iberoamericano de Movimento, São Paulo – Brasil. No ano de 2000, o IV Congresso de Movimento uniu-se ao VII Congresso Pedagógico Latino Americano, tendo o “Grupo de Movimento” uma grande participação, tanto na organização quanto nas apresentações de Ginástica Bothmer, Euritmia e Dança Folclórica.
III Congresso Iberoamericano de Movimento, Cidade do México - México. "A educação através do ritmo e do movimento com sentido" Em 1998. O Brasil teve uma grande participação.
II Congresso Iberoamericano de Movimento, São Paulo – Brasil. "A educação saudável do querer, através do movimento" Em 1996, realizou-se o II Congresso de Movimento, já com a participação de professores de Educação Física e Euritmistas.
I Congresso Iberoamericano de Movimento, Buenos Ayres – Argentina. Em 1994, ocorreu o I Congresso de Educação Física com o compromisso de realizá-lo a cada dois anos em diferentes países

Nenhum comentário:

Postar um comentário