Programação





CLIQUE AQUI PARA ACESSAR AO FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO 

Se tem dificuldades para abrir o formulário tente com outro Navegador, (CHROME)

Preparamos as atividades do X Congresso Ibero Americano de Movimento com objetivo de atender as especificidades as áreas pedagógicas de Música, Euritmia, Educação Física e Ginástica Bothmer, para os interessados em conhecer os fundamentos da Pedagogia Waldorf através destas áreas e para os que desejam aprofundar ou conhecer os fundamentos antropológicos e antroposóficos que são os pilastres das Pedagogia Waldorf. As atividades serão diversas e organizadas em:

- Conferências: Cada dia um conferencista abordará o tema do congresso sob um ponto de vista. As conferências são destinadas a todos os congressistas e acontecerão no teatro a partir das 8h pontualmente. 

-Oficinas: Os congressistas terão oportunidade de participar de 03 (três) oficinas durante o congresso, que serão fixas e pré estabelecidas no ato da inscrição (de acordo com a disponibilidade de vagas). As oficinas serão no período da manhã e da tarde e serão desenvolvidas durante toda a semana da seguinte forma:

·  -Oficinas Especificas de Áreas (Música/ Euritmia/ Educação Física e Ginástica Bothmer): Nestas oficinas, os congressistas poderão aprofundar seus conhecimentos e práticas pedagógicas ou conhecer os fundamentos da PW e da antropologia antroposófica em sua área de atuação profissional ou acadêmica. Os congressistas que não estão diretamente envolvidos com uma das três áreas propostas poderão ir ao encontro de uma das oficinas de seu interesse.

·     -Oficinas Inter Áreas: Nestas oficinas os congressistas terão a oportunidade de vivenciar conteúdos e metodologias de áreas diferentes à sua prática pedagógica e profissional e/ou acadêmica. A sugestão é que participem de atividades que nunca realizaram. 

-Fórum, Mesas Redonda e Painel: Todos os dias os congressistas terão a oportunidade de participar da discussão sobre questões atuais relacionados com o tema do congresso.  

-Apresentações Artísticas: Ao final do dia encerramos os trabalhos com uma belíssima apresentação artística carinhosamente preparada por grupos de Músicos, Euritmistas e Ginastas Bothmer.


OFICINAS INTER ÁREAS:

Ginástica Bothmer: Uma vivência viva e real do espaço - Michael Neu  (30 Vagas)
Nesta oficina os participantes vivenciarão a ginástica escolar indicada para as aulas de educação Física nas escolas Waldorf, na qual se propõe que o aluno não se dirija àquilo que está pronto e enrijecido no mecanismo físico corpóreo mas sim ao primordial, ao vir a ser, às forças e leis viventes e formadoras do espaço. A Ginástica Bothmer propõe movimentos corporais que almejam através do corpo a ligação com o espaço, não a partir do corpo em si mesmo, porém do espaço e seus elementos, tornando-se pois uma escola corporal do EU.
     
Euritmia: Ethos e Phathos  os extremos da alma  -  Renate Nisch (30 Vagas)
Para todos que desejam se aproximar desta arte -  Compreender esses dois conceitos gregos através de vivências com musica e a fala

Barbatuques:  Ritmo e som do corpo -   Luciana Horta (30 Vagas)
Esta oficina tem o intuito de investigar com maior profundidade a diversidade dos sons corporais, capacitando o corpo e a voz para a expressão musical. 
Jogos rítmicos e improvisações formam a base dessa experiência lúdica e auto perceptiva.


Música e Movimento nas Correntes Planetárias - Veronika Quincas (30 vagas)
As forças planetárias e a  estruturação do tempo e do espaço nos três primeiros setênios.  Esta oficina trabalhará com movimento, euritmia e improvisação musical, portanto está aberto  todas as áreas.
A partir da vivência do ambiente, dos ritmos, gestos e dinâmicas de cada planeta vamos criar pequenas encenações e tirar conclusões para a aplicação pedagógica.

Vivências e experiências musicais com instrumentos de corda – Haggeo Mora e Sueldo N. Francisco (30 Vagas)
Esta vivência de cordas proporcionará uma primeira aproximação ao violino, viola e violoncello. Pela prática em conjunto, os participantes poderão interagir e conhecer mais de cada um destes instrumentos, concluindo o trabalho com uma pequena apresentação ao final do congresso.



OFICINAS ESPECÍFICAS DE ÁREAS

Ginástica Bothmer: O movimento ginástico como caminho de autoconhecimento – Michael Neu (Vagas irrestritas)
Nesta oficina os participantes que já conhecem os fundamentos da Ginástica Bothmer terão oportunidade para o aprofundamento de   suas práticas e experiências na busca das indicações do Sr Bothmer “a descoberta em nossos movimentos, que o espaço se expressa em si mesmo como um acontecimento espiritual e que nosso corpo, que nos fornece o espaço, e ele mesmo uma parte deste acontecimento”.

Ginástica Bothmer: Desde a periferia ao centro, e do centro até o espaço. – Mariel Martinez (Vagas irrestritas)
Nesta oficina os interessados em conhecer esta ginástica escolar indicada para aulas de educação física nas escolas Waldorf, vivenciarão como a partir do jogo e dinâmicas de movimentos conscientes entramos nos três planos espaciais. Poderão reconhecer que a Ginástica Bothmer  é um aprendizado de movimento que se baseia em uma ação conjunta da figura humana, de suas realidades funcionais elementares e das direções espaciais.


Brincar e Jogar com Fantasia - Tânia Bergamo  e Ulrike B. Neu (30 Vagas)
“Um homem somente brinca quando ele é humano [...] e ele somente é humano quando brinca [...]”Schiller. Brincar e jogar pertencem a alma infantil... Nesta oficina os participantes terão oportunidade de  re descobrir  e ativar em si mesmo  a preciosidade  “das  brincadeiras e jogos infantis com fantasia”.   Uma  proposta divertida de movimentação corpórea atrelada à vibração da alma que atendem a solicitação física e anímica da criança de 07 a 14 anos. 


Brincando,equilibrando,desafiando e cooperando: Elementos pedagógicos do circo e acrobacias para aulas de Educação Física - Milu Fernandez e Alexander Neu (40 Vagas)
Como apoiar através do Movimento o desenvolvimento saudável dos nossos alunos neste início do século 21? Caminharemos juntos pelo curriculum de Ed. Física do Ensino Fundamental e Médio, descobrindo estratégias através de jogos, elementos circenses e alegria, buscando assim novas e desafiantes alternativas de educação e auto-educação.
   
Euritmia:   Um olhar para as indicações características de R. Steiner na Euritmia -Goia Falk (Vagas irrestritas)
Para  os profissionais de euritmia  - Nos anos em que Rudolf Steiner acompanhou a criação da Euritmia ele deu indicações específicas para a colocação em cena de inúmeros papéis dramáticos. Gioia é uma das poucas euritmistas que teve acesso a estas indicações. Achamos de grande importância refrescar essa memória.

Eurimia: Dimensões do Tempo no Movimento - Claudio Bertalot (30 vagas)
Para todos que desejam se aproximar desta arte - Como é que a música, esse organismo temporal, pode precipitar no movimento espacial

Euritmia : Os 4 elementos na Fala - Claudio Bertalot (30 Vagas)
Para todos que desejam se aproximar desta arte - A partir de uma vivência de atitude e movimento dos 4 elementos, terra, água, ar e fogo, faremos algumas experiências com o surgimento dos fonemas como forças formativas.

Criação Musical: A melodia e seu movimento -  Marcelo Petraglia (30 Vagas)
Partindo da premissa de que uma melodia já contém em si a essência de todos os elementos musicais, os participantes desta oficina serão convidados a criar melodias de modo plenamente consciente, considerando as dinâmicas envolvidas na condução dos tons. Partiremos da observação de diversos tipos de escalas, procurando entender seus movimentos arquetípicos e reconhecendo-as como campos de força, onde o encadeamento de sucessivos tons tecem uma história.
A partir da escolha de uma escala, e munido dos conceitos básicos sobre as qualidades dinâmicas dos tons, cada participante criará uma melodia. Esta poderá, em seguida, ser metamorfoseada segundo a relação que estabelece com o elemento rítmico, estruturado como “tempo intuído”, “rítmica livre” e “tempo métrico”. Os participantes poderão compartilhar e apresentar suas melodias, para que uma análise conjunta seja feita e se possa alcançar um aprendizado coletivo a partir das características de cada criação.

Vozes em Movimento - Desvendando o canto - Elisabeth Viero (40 Vagas)
Serão trabalhados aspectos básicos do canto, relacionados à consciência corporal, escuta, respiração, direcionamento e ressonância. A oficina apresentará o canto como um caminho de transformação, possibilitando um encontro com a própria voz no âmbito individual e coletivo.



Biografia através da Música “Cada Um compõe a sua própria historia” - Meca Varga (20 Vagas)
Nessa oficina vamos resgatar algumas memórias da nossa história de vida  tocando diversos instrumentos musicais . Através da criação musical, as imagens e os sentimentos que guardamos como memória são transformados em sons, melodias e ritmos, enriquecendo e preenchendo de sentido os momentos escolhidos da nossa biografia, que compartilharemos ouvindo uns aos outros. 

Apresentação e Vivência do Currículo de Música da Escola Waldorf -  Paulo Franco e Sonia Marx (40 Vagas)                        



Nenhum comentário:

Postar um comentário